This nice Blogger theme is compatible with various major web browsers. You can put a little personal info or a welcome message of your blog here. Go to "Edit HTML" tab to change this text.
RSS

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

RESILIÊNCIA


Referências:

FILME CRIANÇAS INVÍSIVEIS, (2005). FRANÇA / ITÁLIA. Apostila de Psicologia,Taboada NG, Legal EJ,Machado N. Resiliência; em busca de um conceito .RV Bras Crescimento Desenvolv Hum 2006;16(3 ):104-103.
ANÁLISE DO FILME- CRIANÇA INVÍSIVEIS COM O TEXTO RESILIÊNCIA:EM BUSCA DE UM CONCEITO.Pólos temático: adaptação x superação- as experiências que Branca vive através da resiliência podem aumentar a capacidade de lidar e significar tais situações , de modo que o estresse deixe de ser encarado como tal , e sim como mola , impulso para fortalecer a jovem diante de outras situações semelhantes.
Como classe de proteção:
ATRIBUTOS DISPOSICIONAIS DA CRIANÇA-Blanca após as incidências repetitivas de agressão verbal e corporal, entre a escola e sua casa através do pai, momento em que esta prestes a aparentemente revoltar-se, vira o jogo e com disposição mostra-se pronta a recomeçar a lutar por sua vida e pala vida de seus pais.
COESÃO FAMILIAR-embora a mãe de Branca fosse usuária de drogas, foi visível o suporte emocional oferecido através da ética do cuidado desde a alimentação , quanto á medicação e através do diálogo.
REDE DE APOIO FAMILIAR- foi o recurso o recurso final que a família buscou, através da terapia em grupo.VULNERABILIDADE -faz parte da teia de eventos que envlvem o processo de resiliência- ocorre frente a uma situação de risco, onde os fatores de proteção podem auxiliar o resultado adaptativo, caso este dos pais de Branca.
FATOR INATO X FATOR ADQUIRIDO-quais os fatores ppropriciadores/criadores da resiliência em Branca?Resiliência parece ser um dos traços da personalidade de Blanca, e que as práticas sociais cotidianas a estimularam. Portanto o meio é a chave principal de um processo onde os traços de personalidade possuem componentes inatos.
CIRCUNSTANCIAL X PERMANENTE –a personagem de Blanca pode apresentar uma resiliência permanente, que teoricamente poderá manter-se por toda a vida. Ex. recupera-se rapidamente de uma experiência traumática. Mas, poderia também ser estratégico, um conjunto de habilidades a ser usada no momento.
Trabalho realizado pelas alunas :Dione e Roseli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário