This nice Blogger theme is compatible with various major web browsers. You can put a little personal info or a welcome message of your blog here. Go to "Edit HTML" tab to change this text.
RSS

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Gênero Sexualidade e poder

Tema desenvolvido através da disciplina de educação e gênero,
baseado no livro Gênero sexualidade e educação da autora Guacira Lopes Louro.
Na disciplina de sociologia estudamos sobre o gênero e trabalho, sendo possível identificar que as desigualdades entre gênero ainda existem, nessa luta pela igualdade entre gênero foram criados os movimentos feministas no objetivo de desconstruir aquilo que a sociedade construiu, ONDE AS MULHERES LUTAM PELA IGUALDADE ENTRE OS GÊNEROS.
Estudamos um pouco sobre os conceitos Foucaultiano,onde nos mostra sobre a relação de poder. Para Foco, o poder provém de todas as partes, em cada relação, onde se mantém ou se distrói esquema de dominação.(FOUCAULT,1993).
Foco fala de estratégias de dominação, constituintes do dispositivo da sexualidade.
A doninação do corpo da mulher,
padronização do corpo da criança,
a socialização das condutas
O dispositivo da sexualidade , que institui o sexo como a verdade maior sobre o indivíduo. Define o proibido permitido através da relação. As classes populares antes submetidas a aliança , viram submetidas também ao dispositivo da sexualidade com a hegemonia burguesa.


Um comentário:

  1. Roseli,
    Boa síntese do seminário de estudos sobre a dominação patriarcal dos corpos, a partir da obra de Michel Foucault pensador contemporâneo, já falecido, utilizado como referência na obra GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO de
    Guacira Lopes Louro.
    Revisar no início do texto o nome da autora,
    Professora Simone

    ResponderExcluir