This nice Blogger theme is compatible with various major web browsers. You can put a little personal info or a welcome message of your blog here. Go to "Edit HTML" tab to change this text.
RSS

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

GÊNERO NA DOCÊNCIA





O Sorriso de Mona Lisa
titulo original: (Mona Lisa Smile)
lançamento: 2003 (EUA)
direção: Mike Newell
atores: Kirsten Dunst , Julia Stiles , Maggie Gyllenhaal , Ginnifer Goodwin , Dominic West
duração: 125 min
gênero: Drama
status: arquivado

Faça o login, para usar essa ferramenta. descrição-->-->Uma professora serve de inspiração para suas alunas, após decidir lutar contra normas conservadoras do colégio em que trabalha. Dirigido por Mike Newell (Donnie Brasco) e com Julia Roberts, Kirsten Dunst, Julia Stiles e Marcia Gay Harden no elenco.-->-->
ficha técnica:
título original:Mona Lisa Smile
gênero:Drama
duração:02 hs 05 min
ano de lançamento:2003
site oficial:http://www.sonypictures.com/movies/monalisasmile/
estúdio:Columbia Pictures Corporation / Revolution Studios / Red Om Films
distribuidora:Columbia Pictures / Sony Pictures Entertainment
direção: Mike Newell
roteiro:Lawrence Konner e Mark Rosenthal
produção:Elaine Goldsmith-Thomas, Paul Schiff e Deborah Schindler
música:Rachel Portman
fotografia:Anastas N. Michos desenho de produção: -->
direção de arte:Patricia Woodbridge
figurino:Michael Dennison, Carmen Hawk e Milla Jovovich
edição:Mick Audsley
efeitos especiais:

Elizabeth (Julia Roberts), a possuidora do sorriso que do título, consegue uma vaga como professora de História da arte no tradicional colégio Wellesley em 1953, na Nova Inglaterra. As filhas das famílias mais tradicionais dos EUA estudavam naquela escola. Elizabeth possuía dois aspectos que ao longo de sua trajetória naquele ano iriam incomodar a direção da escola. Ela era liberal demais para a época e vinha da Califórnia. Nada impedirá dela propor uma nova visão sobre as artes para aquelas adolescentes, que na sua maioria estava ali com o objetivo único de conseguir um bom casamento.
O filme é ótimo, além de nos retratar a sociedade totalmente opressora, como nos diz o filme "uma escola disfarçada de aulas de boas maneiras".Podemos ver que o professor é capaz nos dar conhecimento não só na sala de aula, mas são capazes de transmitir seu conhecimento inato,que esta além das apostilas.A professora apenas queria fazer a diferença,mostrar um pouco da vida para aquelas alunas e que é possível aprender de uma maneira significativa , lutar pelos seus sonhos ,sem deixar que a tradição o impeça.




Um comentário:

  1. Roseli,
    Boa síntese desta obra desde a perspectiva de gênero. Observo somente que pesquiza é com s, pesquisa. Continue pesquisando e exercitando leituras de gênero na academia, na vida e no mundo...
    Um abraço,
    Professora Simone

    ResponderExcluir