This nice Blogger theme is compatible with various major web browsers. You can put a little personal info or a welcome message of your blog here. Go to "Edit HTML" tab to change this text.
RSS

sábado, 12 de dezembro de 2009

ANÁLISE DE CONJUNTURA DO FILME ILHA DAS FLORES


FILME ILHA DAS FLORES
Gênero:Documentário, Experimental
Diretor: Jorge Furtado
Ano: 1989
Duração :13 minutos
Produção: RS
O Filme Ilha das Flores, retrata a sociedade atual, tendo como enfoque os problemas de ordem sociais, econômicas e culturais. Retratando a força do apelo consumista, os desperdícios, enquanto o indivíduo é responsável pela sua própria sobrevivência. Através da demonstração do consumo e desperdício diários de comida para o lixo é possível ver que enqueanto uns jogam fora o alimento outros, não tem nada para alimentar-se . O fato de o tomate ser plantado, colhido, transportado e vendido num supermercado, apodrece e acaba no lixo.Observamos, através das imagens apresentadas que as mulheres aparecem como chefes de família na luta pela busca de alimentos.O Filme Ilha das Flores, nos leva a uma reflexão sobre a situação que a pessoa humana chegou á busca de alimento, perante a abundância que há nas prateleiras do supermercado, isto nos vem a mostrar o sistema capitalista e hegemônico em que estamos inseridos. Através do documentário é possível refletir sobre o consumismo diante do humanismo, as desigualdades perante a sociedade, é preciso quebrar esse paradigma estabelecido a sociedade, a exclusão continua a se multiplicar.
ANÁLISE DE CONJUNTURA-Como se faz uma análise de conjuntura, Herbert José de Souza.
Ator social:Moradores, mulher, crianças,cultivador de tomate, o dono do porco,modelo de família:(pai, mãe, filhos ).
Fator social:Coletar comida.
Cenário:Espaço urbano rural.

Um comentário:

  1. Roseli,
    Belo exercício de análise de conjuntura com aplicação dos estudos desenvolvidos na disciplina de Pedagogia Social.
    Este filme um clássico da produção cinematográfica gaúcha e brasileira, infelizmente é retrato fiel da realidade do nosso país.
    Realidade que pode ser transformada através das práticas educativas formais e não formais em uma perspectiva libertadora.
    Bom trabalho,
    Professora Simone

    ResponderExcluir