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sábado, 21 de novembro de 2009

O MEDIADOR NA INFÂNCIA

HISTÓRIA SOCIAL DA CRIANÇA
Primeiramente é necessário conhecermos um pouco da história social
criança.Estudamos em aula sobre a descoberta da infãncia .
Até o séc.XII, a infância era desconhecida, até o fim do séc.XIII,não havia crianças com sua expressão particular caracterizada.Apenas homens de tamanho pequeno.
Por volta do séc.XIII,surgiram alguns tipos de criança com idade mais ou menos grande.Educadas para ajudar na missa.Sabiam pouco as letras .No séc.XVI, a criança apareceu em uma cena de professor e aluno na sepulturados mestres representando uma cena de aula. A infância era uma fase sem importãncia sem guardar lembranças.A perda de uma criança era considerada uma pera eventual.
Por volta do séc.XVII, acriança representada sozinha e por ela mesma .A fotografia substitui a pintura .
A infância teve sua descoberta,por volta do séc.XIII.
durante o séc.XVI e XVII, sinais de desenvolvimento particulares.(hábitos da época).

Fonte:apostila de psicologia.História social da criança.Philippe Ariés.



DECLARAÇÃO DOS DIRETOS DA CRIANÇA – ONU
PRINCÍPIO 1ºToda criança será beneficiada por esses direitos, sem nenhuma discriminação por raça, cor, sexo, língua, religião, país de origem, classe social ou riqueza. Toda e qualquer criança do mundo deve ter seus direitos respeitados.
PRINCÍPIO 2ºToda criança tem direito a proteção especial, e a todas as facilidades e oportunidades para se desenvolver plenamente, com liberdade e dignidade.
PRINCÍPIO 3ºDesde o dia em que nasce, toda criança tem direito a um nome e uma nacionalidade, ou seja, ser cidadão de um país.
PRINCÍPIO 4ºAs crianças têm direito à crescer com saúde. Para isso, as futuras mamães também têm direito a cuidados especiais, para que seus filhos possam nascer saudáveis.Toda criança também têm direito a alimentação, habitação, recreação e assistência médica.
PRINCÍPIO 5ºCrianças com deficiência física ou mental devem receber educação e cuidados especiais. Porque elas merecem respeito como qualquer criança.
PRINCÍPIO 6ºToda criança deve crescer em um ambiente de amor, segurança e compreensão. As crianças devem ser criadas sob o cuidado dos pais, e as pequenas jamais deverão separar-se da mãe, a menos que seja necessário.
O governo e a sociedade têm a obrigação de fornecer cuidados especiais para as crianças que não têm família nem dinheiro para viver decentemente.
PRINCÍPIO 7ºToda criança tem direito de receber educação primária gratuita, e também de qualidade, para que possa ter oportunidades iguais para desenvolver suas habilidades.E como brincar também é um jeito gostoso de aprender, as crianças também têm todo o direito de brincar e se divertir.
PRINCÍPIO 8ºSeja em uma emergência ou acidente, ou em qualquer outro caso, a criança deverá ser a primeira a receber proteção e socorro dos adultos.
Fonte:www.Planalto.gov.br.


Uma educação de qualidade na infância permite que as crianças desenvolvam optidões ,compreendam o mundo ao seu redor e aprendam a se relacionar com ele ,tornando-se uma importante ferramenta de transformação social de cada indìviduo dentro dos direitos que lhe são segurados.

Roseli M.B. da Silva

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