A importância do lúdico na aprendizagem,segundo PIAGET,o desenvolvimento da criança acontece através do lúdico.Ela precisa brincar para a prender , precisa do jogo como equilibração com o mundo(BARROS).
Para W.Winnicott(pisicanalista inglês autor do livro( O BRINCAR E A REALIDADE).Para ele a criança que não brinca, será um adulto não perticipativo e não criativo culturalmente.
As atividades lúdicas correspondema um impulso natural da criança, e neste sentido, satisfazem uma nessecidade interior,pois o ser humano apresente uma tendêndia lúdica;O lúdico apresenta dois elementos que o caracterizam:o prazer e o esforço espontâneo.Ele é considerado prazeroso,devido aasua capacidade de absorver o indivìduode uma forma intensa e total,criando umclima de intusiasmo.(PEDRINABRINCANDO.BLOGSPOT.COM)
Para W.Winnicott(pisicanalista inglês autor do livro( O BRINCAR E A REALIDADE).Para ele a criança que não brinca, será um adulto não perticipativo e não criativo culturalmente.
As atividades lúdicas correspondema um impulso natural da criança, e neste sentido, satisfazem uma nessecidade interior,pois o ser humano apresente uma tendêndia lúdica;O lúdico apresenta dois elementos que o caracterizam:o prazer e o esforço espontâneo.Ele é considerado prazeroso,devido aasua capacidade de absorver o indivìduode uma forma intensa e total,criando umclima de intusiasmo.(PEDRINABRINCANDO.BLOGSPOT.COM)
O JOGO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Segundo PIAGET (1967)"O JOGO não pode ser visto apena s como um divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece o adesenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e moral".Atravès dele se processa a contrução do conhecimento,principalmente nos período sensòrio- motor e pré-operatòrio.Agindo sobre os objetos , as crianças desde pequenas,estruturam seu espaço e seu tempo,desenvolvendo a noção de casualidade,chegando aa representaçãoe finalmente,á lógica.As crianças ficam mais motivadas para usar a inteligência , pois querem jogar bem, esforçam-se para super obstáculos tanto cognitivo acomo emocianais.
Como podemos observar o lúdico é um elemento de muito valor na proposta pedagògica, atravès do lúdico a criança tem a possibilidade de desenvolver sua espontâneidade seu gosto ,o prazer de ver e sentir os objetos.Ajudando a criança ter relação com o mundo ao seu redor, o jogo não é simplesmente um passatempo para distrair os alunos, ao contràrio através do jogo se tem uma profunda exigência do organismo ocupando uma grande importância na educação .Com a brincadeira a criança terà um maior apoio para superar as suas dificuldades de aprendizagem, melhorando o seu relacionamento com o mundo, desenvolvimento de habilidade de aprender e pensar, contribuindo na formação de um cidadão crìtico e atuante na sua vida.
Postado por Roseli M. B. da Silva
Roseli,
ResponderExcluiradoro esse fundo!!
Teu blog está muito lindo!!
Estou gostando de ver que topaste o desafio de fazê-lo sozinha e está super motivada!
Na postagem acima, tem muito espaço em branco no final do texto, isso faz com que tenha uma lacuna entre uma postagem e outra. Para retirar, vá até esta postagem (editar postagem) e exclua os espaços (delete), ok?
Além disso, na primeira postagem há alguns ajustes de concordância a serem feitos no primeiro parágrafo, dê uma olhadinha, ok??
:-) bj da profe.