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sábado, 14 de novembro de 2009

Educação, Mediação,e Autonomia Do Aluno: O Amadurecimento Através Da Aprendizagem Mediada


Muito se comenta da mediação como uma nova alternativa de resolução de conflitos. Neste processo, devolve-se às partes envolvidas, através de um encontro entre as mesmas e um mediador (elemento neutro no processo), a responsabilidade pelas ações e decisões tomadas que culminaram no conflito instalado.
Vejam que a nova proposta não é a de resolver o conflito, mas encontrar um lugar para que as partes possam re-estabelecer sua comunicação, ouvir ao outro, refletir em conjunto e re-significar o conflito resgatando aspectos relevantes para ambas as partes.
A escola, antes considerada uma instituição de respeito, referência social, histórica e familiar, berço inicial e social da aprendizagem sistematizada, lugar de transformação ,experimentação e vivência significativa do conteúdo aprendido, enfim, lugar de co-participação e envolvimento de professores e alunos como partes que ensinam, aprendem e compartilham conhecimento , vem rapidamente modificando seu papel na sociedade na medida em que acompanha as drásticas mudanças econômicas e sociais vividas pelo mundo contemporâneo.
Hoje, além dos graves problemas de falta de recursos financeiros, de perda da importância da escola como instituição valorizada e respeitada pela sociedade(para não dizer marginalizada), há uma perda de vitalidade da mesma como local de aprendizagem e substituição por um local de violência física e verbal entre alunos, alunos e professores, professores-professores, etc.
O corpo diretivo da escola, na responsabilidade de conter a violência e tentar trazer condições mais amplas de resgatar a escola como espaço de conversa, entendimento, construção e dialogo, vem buscando na mediação uma alternativa para a reconstrução da aprendizagem como processo saudável , elementar e fundamental na formação do sujeito , do cidadão e da sociedade, alem de lugar essencial para a transformação do ser humano.Será que é esta sua função?
A mediação na escola surge então como estratégia clara de encaminhar conflitos visto que as famílias, atualmente, não apresentam a mesma estrutura homogênea que antigamente( alias, temos diversos e diferentes tipologias de famílias).
A diversidade familiar, somada às rápidas mudanças do mundo moderno, onde as famílias se reúnem cada vez menos para conversar e dialogar ,ampliaram o grau de dificuldade no tratamento do aluno como sujeito singular, exigem um grau de preparo e atenção maior por parte do professor visto que alguns comportamentos instalados/problemas aparentes dos filhos são percebidos somente na escola,muitos pais apresentam dificuldades para orientar significativamente e/ou mostrar, através de exemplos, valores relevantes para a formação de seus filhos.
Sendo o próprio professor elemento de referencia na aprendizagem e na mediação da mesma junto ao aluno(visto que é através de sua orientação que o aluno se aproximara do objeto da aprendizagem transformando-o em conhecimento), este é elemento chave no processo de sustentação da aprendizagem e transformação da informação em conhecimento. Por outro lado, a sociedade caminha para um processo de solidificação de valores cada vez mais superficiais, como o consumismo excessivo e ambição desmedida.
A escola, também nestes casos, depara-se com uma real dificuldade de transmitir conhecimento através da mediação da aprendizagem, pois mesmo com a mudança paradigmática das teorias educacionais(hoje não se considera o aluno como uma tabula rasa, mas como um sujeito singular, dotado de motivação, estimulo e capacidade de produzir e transformar sua própria cultura e seu próprio mundo), muitos alunos se mostram extremamente desinteressados, desestimulados, impregnados pelo próprio desânimo do professorado(que muitas vezes usa a sala de aula como palco para reclamar de suas condições de trabalho, ao invés de valorizar a importância da aprendizagem e o valor de sua profissão).
Sendo assim, voltamos para o ponto inicial e nosso papel , enquanto alunos, pais, professores e sujeitos da aprendizagem é resgatar a escola como lugar de transformação do sujeito em individuo critico, criativo,responsável e autônomo na solução de seus próprios problemas(sempre levando em conta que o problema de cada um é também reflexo e refletido na sociedade maior).
Se for preciso, a mediação deve sim ser usada como meio para mostrar à sociedade que a escola é a única forma de conscientizar , formar e transformar o aluno em sujeito social, dotado de direitos e deveres, autonomia e responsabilidades. Claro que é um processo conflituoso, de idas e vindas, onde professores, alunos, pais e sociedades devem cada vez estar mais envolvidos e preparados para a sociedade do conhecimento-onde este será fator critico de sucesso para uma sociedade melhor e mais justa.
É por este motivo que a mediação tem como objetivo maior a mesma proposta do processo educacional:o da tranformação.
Fonte Artigos - Artigonal.com - http://www.artigonal.com/educacao-artigos/educacao-mediacaoe-autonomia-do-aluno-o-amadurecimento-atraves-da-aprendizagem-mediada-1116165.html
Tags do Artigo: Pais, Professor, Valores, Educação, Parceria, Aprendizagem, Escola, Aluno, Conflito, Mediação

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